Acima: O
desenho do SK-105 mostra um blindado "enxuto", consequência da
preocupação com o peso do veículo que deveria ser leve para garantir uma
boa mobilidade.O SK-105 A2 pode ser considerado como um
carro de combate leve ou “caça tanques”. Sua missão principal é
destruir tanques inimigos no campo de batalha e para poder cumprir sua
missão, ele é armado com um canhão de origem francesa 105G1 em calibre
105 mm capaz de disparar munição “flecha” APFSDS (perfurante de
blindagem), HEAT (alto explosivo anticarro), HE (alto explosivo) e
munição de treino. Esse canhão é alimentado por dois depósitos de
munição giratórios contendo 6 granadas cada. Esse sistema
semi-automático permite uma cadência de tiro na ordem de 12 tiros por
minuto até acabar as 12 granadas disponíveis nesses depósitos, sendo que
depois de disparada a granada, o cartucho é ejetado automaticamente
pela parte de traz da torre. Ao todo são transportados 44 granadas de
105 mm dentro do SK-105. É interessante notar que este canhão é
estabilizado por dois giroscópios, permitindo com que sejam efetuados
disparos com o carro de combate em movimento, em velocidades de até 30
km/h, sem prejuízo da precisão. Além do canhão, há, ainda uma
metralhadora coaxial FN MAG calibre 7,62X51 mm com um estoque de 2000
tiros disponível por veículo. A marinha do usa uma metralhadora M-2
calibre .50 (12,7 mm) externamente, contendo 400 tiros a disposição.


Acima:
Este SK-105 esteve a serviço da KFOR (Kosovo Force) a força
internacional comandada pela OTAN para pacificação de Kosovo, como
mostra a escrita na parte traseira da torre.
O comandante do SK-105 tem a sua disposição um periscópio com aumento de imagem de 7,5 X. Um telêmetro laser CILAS TCV-29 capaz de medir distancias de 400 a 10000 metros com extrema precisão está montado no teto da torre, enquanto que um sensor infravermelho XSW-30 950 W está montado a frente da torre do lado esquerdo. O veiculo está equipado com um computador de controle de fogo fabricado pela empresa israelense Elbit, uma velha conhecida de nossas forças armadas.

O comandante do SK-105 tem a sua disposição um periscópio com aumento de imagem de 7,5 X. Um telêmetro laser CILAS TCV-29 capaz de medir distancias de 400 a 10000 metros com extrema precisão está montado no teto da torre, enquanto que um sensor infravermelho XSW-30 950 W está montado a frente da torre do lado esquerdo. O veiculo está equipado com um computador de controle de fogo fabricado pela empresa israelense Elbit, uma velha conhecida de nossas forças armadas.

Acima: Embora
exista uma forte tendência para o uso de "caça tanques" sobre rodas, o
SK-105 tem melhor desempenho em terreno irregular devido ao uso de
lagartas.
O SK-105 é motorizado por um motor a turbodiesel Steyr 7FA que desenvolve 320 Hp de potencia levando este pequeno carro de combate a uma velocidade máxima de 70 km/h em estrada. Embora o SK-105 não seja um veículo anfíbio, ainda sim é capaz de passar por rios até uma profundidade de 1 metro e superar obstáculos verticais de 0,80 m. A autonomia é de 520 km, o que pode ser considerado muito bom para um carro de combate pequeno como é o SK-105.
A blindagem do SK-105, como é de se presumir, é relativamente fraca, devido as necessidades de se manter o peso baixo deste pequeno blindado. Por isso, sem preparação nenhuma, o SK-105 consegue suportar impactos de projéteis de 20 mm na parte frontal, a mais protegida do tanque, enquanto que, com preparação, pode-se aumentar essa resistência para suportar até impactos diretos de projéteis de 35 mm, o que prejudicaria a mobilidade do SK-105. Ainda para sua proteção, há 3 lançadores de fumaça de cada lado da torre, usados para dificultar aos inimigos, que se faça mira contra o SK-105.

O SK-105 é motorizado por um motor a turbodiesel Steyr 7FA que desenvolve 320 Hp de potencia levando este pequeno carro de combate a uma velocidade máxima de 70 km/h em estrada. Embora o SK-105 não seja um veículo anfíbio, ainda sim é capaz de passar por rios até uma profundidade de 1 metro e superar obstáculos verticais de 0,80 m. A autonomia é de 520 km, o que pode ser considerado muito bom para um carro de combate pequeno como é o SK-105.
A blindagem do SK-105, como é de se presumir, é relativamente fraca, devido as necessidades de se manter o peso baixo deste pequeno blindado. Por isso, sem preparação nenhuma, o SK-105 consegue suportar impactos de projéteis de 20 mm na parte frontal, a mais protegida do tanque, enquanto que, com preparação, pode-se aumentar essa resistência para suportar até impactos diretos de projéteis de 35 mm, o que prejudicaria a mobilidade do SK-105. Ainda para sua proteção, há 3 lançadores de fumaça de cada lado da torre, usados para dificultar aos inimigos, que se faça mira contra o SK-105.

Acima: O
projeto do SK-105 remonta da decada de 60, porém, o conceito de se
colocar um potente canhão sobre uma viatura leve, começa a despertar a
atenção dos engenheiros para projetos futuros.O Corpo de
Fuzileiros Navais da marinha do Brasil tem 18 unidades do carro de
combate SK-105 A2. Certamente que se trata de um numero modesto,
considerando o tamanho da responsabilidade desta importante corporação.
Na verdade o Brasil é o menor operador deste interessante carro de
combate.
FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 70 Km/h.
Velocidade máxima: 70 Km/h.
Alcance Maximo: 520 Km.
Motor: Um motor a turbodiesel Steyr 7FA que desenvolve 320 Hp de potencia
Peso: 17,5 Toneladas.
Comprimento: 7,76 m.
Largura: 2,5 m
Altura: 2,6 m.
Tripulação: 3.
Inclinação frontal: 75º
Inclinação transvesal: 40º
Passagem de vau: 1,0 m
Obstáculo vertical: 0,80 m.
Trincheira: 2,4 m
Armamento:
Um canhão 105G1 em calibre 105 mm; 1 metralhadora coaxial FN MAG cal
7,62X51 mm e uma metralhadora M-2HB cal .50 (12,7 mm), 6 granadas de
fumaça.
Acima: Um desenho em 4 vistas do SK-105.
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